Aqui no CRI, temos uma proposta pautada pelo respeito à criança

A criança é tratada como indivíduo pensante, capaz, criativo, descobridor de seu espaço, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Entenda porque acreditamos e como fazemos isso no texto a seguir!

Se há algo que valorizamos aqui no CRI, é a maneira como percebemos e interagimos com as crianças. Nosso propósito vai além do simples cuidado e educação, é centrado no respeito genuíno pelo potencial, pela individualidade e pela criatividade de cada criança.

Acreditamos que as crianças são protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Em vez de serem vistas como indivíduos passivos, elas são encorajadas a explorar, questionar, experimentar e descobrir. Nossa equipe de educadores está sempre presente para apoiar e guiar, mas é a curiosidade natural da criança que impulsiona o processo de aprendizagem.

A criança como protagonista do seu desenvolvimento

A Educação Infantil tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Nela, o objetivo é o desenvolvimento de forma global, levando-se em conta os aspectos motores, linguagem, raciocínio, cognitivo e social.

A nossa proposta didática favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências, reconhecendo no aluno múltiplas habilidades e favorecendo seu desenvolvimento nos aspectos intelectual, físico, social e psicológico.

Aqui em nosso Colégio, a criança é acompanhada em todo o seu desenvolvimento por profissionais nas áreas de psicopedagogia, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, dentro de um espaço amplo, arborizado e seguro.

Como fazemos isso na prática?

O psicoterapeuta Zanluchi diz: “Quando brinca, a criança prepara-se para a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.”

Dessa forma, as atividades propostas envolvem questionamentos e reflexões, explorando meios tecnológicos como informática e robótica. O raciocínio é construído com atividades de investigações através da hora do jogo e de outras experiências. Além disso, temos aulas práticas como Oficinas de Arte, Culinária, Musicalização e Expressão Corporal.

O desenvolvimento motor é enfatizado através das aulas de Educação Física e as várias opções esportivas que o colégio oferece. A partir do Jardim I, a criança começa a se familiarizar com a Língua Inglesa, de forma lúdica e prazerosa.

Conheça: Comunicação positiva: o que é e por que aplicamos no CRI?

A proposta do Colégio Rumo Inicial nesta fase é pautada pelo respeito à criança, que é tratada como indivíduo pensante, capaz, potente, criativo, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

Mas qual a importância de tratar a criança como protagonista do seu próprio aprendizado?

A importância de tratar a criança como protagonista do seu próprio aprendizado está no reconhecimento de sua capacidade natural de explorar, questionar e descobrir o mundo ao seu redor. Ao assumir um papel ativo em seu processo educacional, a criança desenvolve habilidades, como autonomia, criatividade e resolução de problemas. Ao ser protagonista, a criança se torna não apenas receptora de conhecimento, mas também constrói de forma ativa o seu próprio caminho educacional, preparando-se para enfrentar os desafios e oportunidades com confiança e determinação.

Na Educação Infantil, por meio do brincar, as crianças exploram, conhecem e vivenciam o mundo. A ludicidade nas brincadeiras permite que as crianças absorvam conceitos e desenvolvam habilidades de forma natural, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro. Entre as habilidades desenvolvidas, destacamos algumas como:

• Imaginação e criatividade

Nessa fase, a imaginação é tida também como um espaço de autonomia. A partir dela, objetos podem ter diferentes significados, construindo histórias e narrativas, dando os seus próprios e primeiros significados a características, objetos e situações.

• Autonomia

Permitir que a criança assuma o controle das suas experiências educacionais não apenas fortalece sua confiança em suas próprias habilidades, mas também instiga um senso de responsabilidade e iniciativa.

• Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

Ao colaborar com colegas, resolver problemas e comunicar suas ideias, a criança está construindo habilidades de trabalho em equipe, empatia e resolução de conflitos, que são fundamentais para o sucesso na vida adulta. Além disso, ao perceber que suas opiniões e contribuições são valorizadas, a criança se sente mais confiante para expressar suas ideias e assumir desafios.

No CRI, nosso compromisso com o respeito à criança vai além das palavras, é uma prática diária que permeia tudo o que fazemos. Estamos dedicados a criar um ambiente onde cada criança se sinta valorizada, empoderada e livre para ser quem ela é.