Comunicação positiva: o que é e por que aplicamos no CRI?

Você sabe o que é a comunicação positiva e quanto uma palavra de incentivo ou encorajamento pode impactar o dia a dia e o desempenho dos alunos? Conheça mais sobre o assunto no texto a seguir!

Uma mensagem encorajadora, um olhar confiante, um sorriso sincero ou uma palavra de incentivo podem mudar o dia ou até os planos e decisões de um aluno.

A comunicação positiva com os alunos é uma abordagem que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento saudável e bem-sucedido de cada estudante. Quando professores, funcionários e colegas se envolvem em uma troca de palavras e gestos positivos, criamos um ambiente acolhedor, que motiva e inspira os alunos a alcançarem seu potencial máximo.

No texto a seguir, exploraremos como o incentivo e encorajamento têm um impacto significativo no ambiente escolar e no desempenho dos estudantes. Vamos destacar a importância de uma abordagem construtiva e encorajadora, proporcionando uma atmosfera enriquecedora para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Leia também: Como apoiar na evolução dos seus filhos.

Primeiramente, você sabe qual é a diferença entre elogiar e encorajar?

Elogio e Encorajamento

O elogio muitas vezes não enfatiza a atuação da criança, mas sim reflete o sentimento e a opinião de quem o faz, o que, ao longo do tempo, pode criar uma dependência de recompensa e busca por aceitação por parte da criança.

Por outro lado, o encorajamento fortalece o comportamento positivo, incentivando a responsabilidade e autonomia da criança. Ele se concentra no esforço da criança, destacando a possibilidade de resultados no comportamento no futuro.

Impactos do encorajamento

Segundo estudo feito por Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford, quando você acredita nos alunos, o desempenho deles melhora, podendo influenciar também a trajetória pessoal e profissional de cada aluno.

Isso porque, através de palavras de incentivo, reconhecendo seus esforços e progressos, os alunos se sentem valorizados e confiantes em suas habilidades, os impulsionando a encarar desafios acadêmicos e pessoais com determinação e superando obstáculos com uma atitude positiva.

Além disso, uma pesquisa feita por profissionais de Harvard mostrou que ao mesmo tempo que palavras positivas colaboram para o bom desenvolvimento das crianças, palavras negativas atrapalham e geram consequências, como por exemplo, na autoestima e confiança.

Mas, como podemos fazer isso na escola?

Confira: Volta às aulas: a importância de acolher os alunos

Comunicação positiva no ambiente escolar

• Motivando o empenho

Incentivar os alunos em sua jornada educacional é uma maneira de motivá-los a persistir, mesmo diante de desafios. Elogiar seus esforços e progressos demonstra que valorizamos o processo de aprendizado, e não apenas os resultados finais. Essa abordagem fortalece a responsabilidade e incentiva os alunos a se dedicarem ainda mais.

Aqui no CRI, temos o Livro de Ouro, um projeto que surgiu da necessidade de incentivar os alunos a manterem a média elevada e a se dedicarem e mostrarem o seu potencial. Com isso, conseguimos ver uma melhora significativa nos resultados dos alunos.

• Contribuindo para a autoestima

Desenvolvendo a confiança com os encorajamentos, os alunos se sentem mais orgulhosos e certos das suas habilidades. Essa autoestima sólida é fundamental para enfrentar os obstáculos acadêmicos e pessoais com uma atitude positiva.

• Impacto no âmbito profissional e pessoal

O impacto dos incentivos e elogios vai muito além da sala de aula. Os alunos que recebem uma comunicação positiva se tornam mais motivados, confiantes e autônomos, influenciando positivamente suas vidas pessoais e profissionais.

• Construindo relações de confiança

Professores que adotam uma cultura de incentivo e encorajamento constroem relações de confiança com seus alunos. Quando se sentem apoiados e respeitados, as crianças e adolescentes se sentem à vontade para expressar suas ideias e dúvidas, criando um ambiente de aprendizado mais colaborativo, enriquecedor e seguro.

O papel dos educadores

Os educadores desempenham um papel crucial na construção de um ambiente com uma comunicação positiva. Isso porque, na escola, são os que estão mais próximos dos alunos. Assim, eles têm o poder de estimular o potencial único de cada aluno, reconhecendo seus esforços e conquistas, independentemente do resultado final, podendo criar uma atmosfera de valorização, confiança e apoio mútuo.

Além disso, quando os educadores incentivam seus alunos a se superarem e elogiam suas realizações, estão encorajando o engajamento e a participação ativa na aprendizagem.

A comunicação positiva também se estende ao estabelecimento de relações empáticas e respeitosas entre todos os membros da comunidade escolar. O respeito mútuo e a compreensão geram uma atmosfera onde os alunos se sentem ouvidos e compreendidos, aumentando a motivação para participarem ativamente das atividades.

Percebemos, assim, que a comunicação positiva é uma ferramenta poderosa e que impacta a vida dos alunos a longo prazo. Ao cultivarmos uma cultura de encorajamento, respeito e apoio mútuo, construímos um Colégio onde cada aluno se sente valorizado e capaz de alcançar seus sonhos. E assim, juntos, escrevemos uma trajetória de sucesso para cada estudante que passa por nossas salas de aula.