Novo ano letivo, novos aprendizados e novas oportunidades. Como podemos apoiar as crianças e os adolescentes nos desafios que podem surgir?

Qual o nosso papel como pais e educadores nesses novos desafios que as crianças e adolescentes irão enfrentar? Falamos sobre isso no texto abaixo!

O novo ano letivo traz consigo a promessa de oportunidades de crescimento, mas também apresenta desafios únicos para os estudantes. Seja a transição para uma nova série, a adaptação a novos colegas ou a carga horária mais desafiadora, é muito importante reconhecer esses momentos como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.

Como escola e pais podem unir forças para oferecer o apoio necessário diante desses desafios?

• Para as crianças
  • Segurança

Entendemos que para que as crianças se sintam seguras e à vontade na escola, é necessário que exista uma ponte e uma parceria entre a escola e a família.

A escola desempenha um papel essencial ao criar um ambiente acolhedor e familiar para os alunos, permitindo que eles se sintam seguros e motivados a explorar novos conhecimentos. Os pais, por sua vez, podem contribuir mantendo uma comunicação aberta com a instituição e participando ativamente da vida escolar de seus filhos.

• Socialização

Ter amigos e pessoas que fazem você se sentir bem em um ambiente é muito importante para se familiarizar e se sentir pertencente a ele. Por isso, estimulamos trabalhos e dinâmicas lúdicas em grupo, que incentivam a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento de laços afetivos.

Leia: Brincar também é aprender

• Para os adolescentes
  • Integração

Cada aluno é único, com suas próprias habilidades. Nós, aqui no Colégio Rumo Inicial, sabemos da importância de promover uma abordagem inclusiva, reconhecendo e apoiando a velocidade de aprendizagem de cada um.

Os pais podem contribuir conhecendo melhor as características individuais de seus filhos e compartilhando essas informações com a escola, permitindo uma personalização do suporte educacional.

• Aprendizagem significativa

Para estimular a participação, integração e engajamento na escola, é muito importante que o aluno consiga se identificar com o que está sendo ensinado, seja através de uma experiência que já teve, de algo que já viu ou ouviu falar no seu dia a dia. Por isso, uma aprendizagem significativa, através de exemplos, atividades e experiências que aproximem os conteúdos acadêmicos da realidade dos adolescentes, acaba por tranquilizá-los em relação ao processo de aprendizagem de cada um também.

Leia: Aqui no CRI, o estudante é o protagonista do seu aprendizado

• Rotina de estudos

A melhor forma de garantir que um aluno se sinta seguro em relação aos conteúdos que tem aprendido em sala de aula é tendo uma rotina de estudos bem estabelecida.

Ter um horário organizado e estipulado para revisar os conteúdos, em um ambiente onde se sinta confortável e estimulado, é muito importante. E os pais e responsáveis podem ajudar auxiliando e estimulando esse momento em casa.

• Diálogo aberto e empático

É muito importante que tanto a escola quanto os pais cultivem um diálogo aberto e empático com os adolescentes.

Encorajar a expressão de sentimentos e pensamentos ajuda a criar um ambiente de confiança, em que os adolescentes se sentem à vontade para compartilhar seus medos e desafios. Assim, a comunicação transparente facilita a identificação de áreas que necessitam de apoio específico.

• Orientação e Apoio Emocional

Aqui no CRI reconhecemos que o aspecto socioemocional é tão importante quanto o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Portanto, oferecemos aulas de Educação Socioemocional, fornecendo ferramentas e promovendo um ambiente positivo para o desenvolvimento pessoal.

Por fim, mostrar para as crianças e para os adolescentes que essas mudanças são oportunidades de crescimento, de novos aprendizados e descobertas é muito importante. Estimule que estejam abertos para essas novas experiências e sempre poderão contar com o apoio dos pais, responsáveis e equipe escolar. Temos certeza que, com esse apoio, as crianças e adolescentes se sentirão mais confiantes, seguros e preparados para qualquer desafio que possa surgir no novo ano letivo.

Confira também: