Colégio Rumo Inicial
28 de set.

Você sabe o que é o Período Ampliado?

Conheça o que é o período ampliado e quais os benefícios para as crianças e para os pais.

Com a correria do dia a dia, sabemos que nem sempre os pais conseguem dar a atenção necessária para os seus filhos. Às vezes o trabalho é longe da escola, há trânsito, somado a outras circunstâncias que podem deixar a rotina mais cansativa.

E, com isso, adaptações também foram feitas no dia a dia das escolas. Aqui no CRI, nós oferecemos o Período Ampliado. Conheça abaixo o que é e quais os benefícios para as crianças e suas famílias.

Leia: Comunicação positiva: o que é e por que aplicamos no CRI?

O que é o Período Ampliado?

Aqui no Colégio Rumo Inicial, as atividades do Período Ampliado foram criadas para responder às necessidades das famílias.

Com uma proposta articulada com o ensino regular, o Período Ampliado do CRI desenvolve atividades que estimulam a descoberta e a construção de novos conhecimentos com base na proposta pedagógica do Colégio.

As atividades do Período Ampliado são desenvolvidas no turno da tarde. E em todas elas, sem exceção, há acompanhamento de profissionais capacitados para orientar, organizar e promover a integração entre as crianças.

Aliando a aprendizagem, visando potencializar as habilidades dos alunos e aprimorar os conteúdos aprendidos em sala de aula diariamente, sem monotonia e respeitando o tempo de cada um, são feitas atividades divertidas e prazerosas.

Quais os benefícios do Período Ampliado?

Benefícios para as crianças

• Vivências e interação com outras crianças

No período ampliado, as crianças têm a oportunidade de conviver com colegas de diferentes idades, sendo relevante para o desenvolvimento socioemocional, ajudando a desenvolver habilidades como a colaboração e a comunicação.

• Mais que um momento a mais de estudo

O Período Ampliado não é apenas um período a mais que a criança passa na escola. Ele é planejado visando a qualidade da saúde física e mental das crianças, com atividades que tornem o dia das crianças mais produtivo, explorando outros espaços e atividades. Nele, prioridade não é apenas estudar, mas também ser criança. Isso é, brincar, socializar, se expressar da sua forma, e também, se precisar, descansar.

• Menos tempo em contato com telas

O uso excessivo e a exposição das crianças às telas e dispositivos eletrônicos é uma preocupação que temos na escola e que os pais e responsáveis têm em casa. O tempo no período ampliado incentiva a vivência do momento presente, apresentando novas oportunidades, momentos de descobertas, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo dos alunos.

• Reforço do conteúdo aprendido em sala de aula

Aqui no Colégio, podemos garantir um bom acompanhamento da lição de casa, além das trocas e da colaboração dos outros alunos, fortalecendo e reforçando os

conteúdos aprendidos em aula.

Além disso, é esperado que, a longo prazo, as crianças criem mais autonomia para a resolução das lições.

Benefícios para os pais

• Praticidade

A possibilidade de deixar o filho no período do contraturno das aulas na escola garante maior praticidade para o dia a dia dos pais, uma vez que poderão pegar o filho apenas no final do dia, sem haver necessidade de sair do trabalho antes para isso.

• Segurança

Saber que existe uma equipe, preparada e especializada, cuidando e ensinando o seu filho durante o dia com certeza pode passar mais confiança e segurança para os pais sobre a educação e bem-estar dos seus filhos.

Em muitos momentos, a escola pode ser uma rede de apoio para as famílias. E aqui no Colégio Rumo Inicial, nós acreditamos que a família e a escola andam juntas para a melhor educação e desenvolvimento das crianças.

Confira também: