Brincar também é aprender

Você sabe por que é importante inserirmos brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças? Neste texto, abordaremos o motivo e como fazemos isso aqui no CRI.

Albert Einstein já dizia: “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”.

É a partir do brincar que as crianças exploram, conhecem e vivenciam o mundo ao seu redor. É com a imaginação e criatividade que elas conseguem inventar novas histórias sobre um assunto simples que conheceram na escola, sobre algo que aprenderam em casa ou vivenciaram com um amigo. E assim, aos poucos, vão criando novas memórias e vivências e construindo o seu próprio repertório e conhecimento.

No texto a seguir, vamos explorar como as crianças aprendem brincando e como ensinamos de forma lúdica aqui no CRI, contribuindo para o aprendizado de forma leve e significativa. Afinal, a criança aprende brincando e brincando, ela é feliz.

Benefícios do Brincar

O corpo e o metabolismo de uma criança são propícios para estarem em movimento e gastarem energia, sendo perfeito para experiências que estimulam a descoberta.

Na brincadeira, as crianças podem desenvolver habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Por exemplo, quando criam histórias, lugares e mundos imaginativos, estão desenvolvendo não apenas a criatividade e imaginação, mas também a ideia de senso de comunidade e colaboração, aprendendo a lidar com situações e com as suas emoções.

Enquanto brincam, as crianças cultivam sua curiosidade pelo mundo, adquirem habilidades para resolver problemas, desenvolvem concentração e persistência, e aprendem também a tomar iniciativa. Além disso, as brincadeiras com outras crianças (e até adultos) ajudam a desenvolver a liderança, a empatia e o respeito.

Ou seja, as brincadeiras envolvem as crianças, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida e para o que o aprendizado seja retido mais facilmente.

Como incluímos a brincadeira no dia a dia dos alunos aqui no CRI?

O aprendizado através de brincadeiras é muito importante nas fases iniciais. Por isso, aqui no CRI temos espaços disponíveis e dedicados para as crianças brincarem livremente nos intervalos entre as aulas, como o parque e a brinquedoteca, propiciando momentos e oportunidades de se movimentarem, fazerem e cultivarem amizades, exercitarem a imaginação, entre outras habilidades.

Mas, um aprendizado com brincadeiras não é importante apenas na primeira infância. Ao utilizarmos de brincadeiras e atividades lúdicas, é possível reforçar os conceitos ensinados em sala de aula de forma divertida e leve.

A ludicidade nas brincadeiras permite que as crianças absorvam conceitos e desenvolvam habilidades de forma natural, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro.

Dessa forma, os professores, ou seja, os mediadores do processo de aprendizagem, têm o papel de comunicador, adaptando a linguagem para o melhor entendimento da criança para transmitir a mensagem de forma mais clara e objetiva.

Como, em casa, podemos ensinar brincando?

Aqui no colégio, o brincar já faz parte do nosso dia a dia. Mas como você, pai, mãe e responsável pode ensinar brincando em casa? Afinal, a família é sempre o primeiro círculo social de uma criança, sendo assim, importante para criar vínculos afetivos mais concretos e conseguir repassar ensinamentos importantes. Conheça algumas dicas com base em situações do cotidiano:

• Cooperação nas atividades de casa

Através de uma comunicação positiva e dinâmicas lúdicas, podemos incentivar as crianças a ajudarem em casa, desenvolvendo o senso de responsabilidade e colaboração;

• Surgiu um problema?

Deixe que as crianças ajudem na resolução de problemas que surgem em casa, claro, se ela puder. Então, com uma história inventada em conjunto, por exemplo, é possível estimular a criatividade, mostrando que é normal acertar e errar, por meio da identificação com a história.