Qual a importância da educação socioemocional no desenvolvimento das crianças e adolescentes?

De acordo com a pesquisa da OCDE, o estímulo destas habilidades está vinculado ao bom desempenho acadêmico e ao bem-estar psicológico. Conheça os benefícios

Estudar, estudar, estudar e, na hora do ditado, ter um bloqueio mental, aquele famoso “branco”. Sentir a boca seca na hora de se apresentar para a sala o trabalho final e as mãos suando para realizar uma prova que você estudou, mas tem dificuldade. Todos estes (e muitos outros) momentos nos mostram que o desenvolvimento cognitivo é importante, mas as habilidades socioemocionais também precisam ser estimuladas.

Segundo pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Socioeconômico) as competências socioemocionais são a base para um bom desempenho acadêmico e fundamentais para o bem-estar psicológico. O estudo realizado com crianças de 10 a 15 anos percebeu ainda que quando há uma estagnação destas habilidades a maioria apresenta um decrécimo das notas e comportamento escolar.

Aos olhos (e ao coração) das crianças

Ainda na primeira infância, as crianças começam a reconhecer as emoções primárias e a nomeá-las. Este passo, simples na percepção dos adultos, é fundamental para que mais tarde ela aprender a se autorregular.

A partir dos 4 anos, a criança identifica que não está sozinha no mundo. Os sentimentos que ela conhece também são vivenciados pelos amigos, pelos pais e por professores. E vai além, as suas ações e reações impactam nesta rede mais próxima. Também começam a descobrir novos sentimentos e emoções, tidas como secundárias, e como se comportar a cada sintoma.

Ao entrar na pré-adolescência o controle emocional será um pouco maior. Assim, será igualmente mais fácil se controlar diante de sentimentos, ainda que inesperados, e também conviver socialmente com mais desenvoltura. Nesta fase, a comparação é que vai ter  mais impacto. Entender como é a aceitação do coletivo do seu jeito e do jeito dos demais também demandará atenção.

Aproveite e leia também:

Comunicação positiva: o que é e por que aplicamos no CRI?

Aqui no CRI, o estudante é o protagonista do seu aprendizado

Aulas de educação socioemocional no CRI

As aulas de educação socioemocional são momentos essenciais para os estudantes conversarem sobre suas emoções.

Para isso, proporcionamos um ambiente seguro e confiável onde as crianças e os jovens possam se sentir à vontade para compartilhar suas “dores”, dúvidas e até situações que, juntos, podem encontrar novas soluções.

Além da aula dedicada a esse momento, ao longo das vivências escolares desenvolvemos habilidades de vida como a inteligência emocional, a empatia, a resiliência, o senso de coletividade, a capacidade de comunicação e outras.

Por isso, acreditamos no desenvolvimento emocional das crianças e jovens como parte fundamental do crescimento pessoal e profissional de cada um, impactando diretamente no desempenho escolar.

Benefícios do desenvolvimento socioemocional na infância

A resiliência é uma das  grandes conquistas. As crianças e os adolescentes se tornam mais seguros e habilitados em lidar com situações difíceis, em superar as dores e as frustrações.

É importante aprender a valorizar também que as capacidades técnicas não são as únicas vias de sucesso. Muitas vezes pessoas mais equilibradas são mais empáticas, mais generosas e têm amizades também mais saudáveis e duradouras.

Até por isso a resolução de conflitos também acaba sendo mais natural. Muitos desentendimentos são medidos e ponderados antes mesmo de acontecerem e, ainda que exista uma discussão, a tendência é ouvir com mais atenção, se importar com o que o outro sente e até relevar com mais sabedoria

As crianças se tornam também mais colaborativas. Ao entender que elas e os outros podem juntos criarem sentimentos igualmente felizes elas vão querer prover e nutrir essas sensações estimulando e sugerindo ações em conjunto.

Ampliação dos pensamentos e da criatividade é outro grande benefício. É possível expandir as referências, inclusive de autoconhecimento, e isso impactará na forma de construir pensamentos e se conectar com ações cotidianas com originalidade.

Aqui no CRI, temos uma proposta pautada pelo respeito à criança

Novo ano letivo, novos aprendizados e novas oportunidades. Como podemos apoiar as crianças e os adolescentes nos desafios que podem surgir?