Descubra como incentivamos o protagonismo, a autonomia e a colaboração em todos os segmentos.
Acreditamos que o verdadeiro aprendizado ocorre quando o estudante se torna o protagonista da sua jornada educacional. Nossa abordagem centrada no aluno visa não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades essenciais para a vida.
Nossos educadores dedicam-se a criar um ambiente que capacita os estudantes a assumirem a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
Como e por quê? Nós contamos no texto abaixo.
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Como colocamos o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado?
Aqui no CRI, temos como filosofia a construção do conhecimento de cada aluno, desenvolvendo as habilidades por meio de atividades que levem a pensar, criar, sentir e descobrir. Assim, temos como meta fundamental a formação integral de cada aluno, trabalhando importantes reflexões que levam o aluno a decidir sobre as contribuições para o desenvolvimento dos conteúdos e para a vida.
Desenvolvendo assim habilidades e formando cidadãos que farão a grande diferença na atuação escolar, no âmbito profissional e na vida.
Vamos falar um pouco mais sobre essas habilidades e benefícios de colocar o aluno como protagonista?
Por que o aluno deve ser o protagonista e quais os benefícios?
- Mais autonomia
No CRI, incentivamos a autonomia desde os primeiros anos escolares, com um processo ativo, de forma lúdica e significativa, acompanhando o desenvolvimento e progresso de nossos estudantes até o fim do ensino médio, com o ingresso nas universidades.
Ao permitir que os estudantes moldem seu caminho de aprendizado, proporcionamos um ambiente que os capacita a tomar decisões, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.
- Mais confiança
Ao serem protagonistas de seu aprendizado, os estudantes cultivam habilidades, como a capacidade de definir metas, gerenciar o tempo eficientemente e buscar conhecimento de forma ativa.
Nossa estável e experiente equipe de educadores atua e acompanha o desenvolvimento global de nossos estudantes, fortalecendo valores, reconhecendo seus direitos e deveres e sentindo-se capazes de atuar na sociedade e incentivando que cada um demonstre o seu potencial da melhor forma.
- Mais colaboração e aprendizado coletivo
O protagonismo estudantil não exclui a importância da colaboração. Na verdade, a autonomia é aliada à cooperação.
Através de projetos e atividades em grupo, os estudantes aprendem a articular suas ideias, ouvir os outros e trabalhar de maneira colaborativa, construindo habilidades sociais importantes, melhorando também a capacidade de resolver conflitos, respeitando e valorizando a diversidade e diferentes pontos de vista sobre algo.
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Um pouco de cada segmento
Na Educação Infantil, o objetivo é o desenvolvimento da criança de forma global, levando-se em conta os aspectos motores, linguagem, raciocínio, cognitivo e social. Tratamos a criança como um indivíduo pensante, capaz, potente, criativo, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
As atividades envolvem questionamentos e reflexões, explorando os meios tecnológicos como informática e robótica. Além disso, através de aulas práticas como Oficinas de Arte, Culinária, Musicalização e Expressão Corporal.
O raciocínio é construído com atividades de investigações através da hora do jogo e de outras experiências.
A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do aluno por meio do desenvolvimento de todas as suas potencialidades, estimulando a capacidade crítica, portanto o aluno aprende na prática.
No Ensino Fundamental I (de 1º ao 5º ano), o aluno insere o que foi desenvolvido na Educação Infantil a um conteúdo bastante aprimorado e através de raciocínio e reflexões que constroem seu aprendizado.
No Ensino Fundamental II (de 6º ao 9º ano), o aluno é inserido no processo de ensino-aprendizagem através de atividades, cuja principal característica é a de estimular a criatividade, o raciocínio, por meio de uma programação orientada nas aulas de laboratório de informática, Robótica e Matemática, com jogos e aulas práticas, desenvolvendo também o pensamento empreendedor.
Neste segmento, preparamos o aluno para o exercício da cidadania e o capacitamos para enfrentar o mercado de trabalho e a sociedade, dando subsídios para sua formação ética e profissional através de uma metodologia voltada ao século XXI. O aluno da 3ª série amadurece durante o Ensino Médio e chega ao final do processo consciente do seu papel, na escolha da carreira universitária e capacidade para gerenciar seu tempo para o melhor desempenho nos vestibulares.
Dessa forma, no CRI, o protagonismo do aluno não é apenas uma teoria, mas uma prática diária que molda o futuro dos nossos alunos. Ao capacitar cada estudante a ser o autor de sua própria história educacional, estamos investindo no desenvolvimento integral, preparando-os para um mundo que exige iniciativa, criatividade e autenticidade.
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